Gilberto Barros iniciou sua carreira como Jornalista/ Radialista na Rádio Difusora de Lucélia, interior de São Paulo, na década de 70, aos 12 anos de idade. Daí para Rádio Clube de Lins Cidade de Lins/SP onde também cursou Engenharia. Já na década de 80 Gilberto mudou-se para Bauru/SP, para ajudar implantar o Jornalismo regional da Rede Globo.
Na Rede Globo de Bauru, foi apresentador de vários programas regionais na área de telejornalismo, durante dez anos.
Convidado pela própria Globo, transferiu -se para São Paulo para assumir espaço na Rádio Globo, comandando o PROGRAMA GILBERTO BARROS, Campeão de audiência por mais de 10 anos. Foi nesta época criado o Projeto Carinho, um Show Beneficente com a apresentação de Gilberto Barros e Amigos, com verba destinada à APAE. Gilberto foi então convidado pela Rede Record de Televisão para um novo desafio o programa “Disque Record” - programa jornalístico que entrava no ar próximo do horário do almoço onde Gilberto lidava com os problemas diários da população de São Paulo e região. Ao mesmo tempo Gilberto Barros também comandou o programa “Cidade Alerta”, na mesma linha de telejornalismo com início no final da tarde.
Na Record o programa “Leão Livre” o projetou nacionalmente.
Este programa aproximou Gilberto mais ainda do povo.
O programa foi o desafio e a prova da capacidade de Gilberto de segurar por mais de duas horas um programa diário, fixando definitivamente a imagem de Gilberto Barros como um dos grandes apresentadores da televisão brasileira.
Gilberto da linha de jornalismo e encarou o entretenimento. O programa “Quarta Total” trouxe grandes novidades para os telespectadores por ser o primeiro com gincanas. O perfil do show atingiu telespectadores de todas as idades e principalmente os jovens e as crianças (os sukatinhas, como se refere carinhosamente as crianças). Daí por diante, esta modalidade de programa virou mania entre as emissoras, e as gincanas voltaram com tudo.
Gilberto marcou as noites de quartas-feiras da Record e se tornou uma boa opção para os não amantes do futebol. Com o sucesso do programa a direção da Rede Record achou que o formato merecia uma nova versão nas tardes de domingo. Foi apenas um pequeno passo para Barros estar à frente do “Domingo Show”, também um programa de gincanas.
Em sua passagem pela Record Gilberto participou de 2 novelas: Estrela de Fogo como um Radialista e Marcas da Paixão como um Motoqueiro.
Gilberto Barros foi convidado para fazer parte da Rede Bandeirantes de Televisão, onde apresentou o grande sucesso das tardes de sábado, o “Sabadaço”. Devido a grande repercussão, em maio de 2003 o apresentador ganhou outro programa, o “Boa Noite Brasil”, que ia ao ar de segunda à sexta-feira. Foi nesta época que o comunicador ocupou o maior tempo no ar semanalmente na TV Brasileira. Em 2007 também na Band, apresentou o game “A Grande Chance”.
Durante sua carreira, lançou 6 Fonogramas (lp’s e cd’s) – entre eles um voltado para crianças – e o Livro “Você já abraçou seu filho hoje? ”, já na sua quinta edição, um compilado de histórias que escreveu durante seus anos na rádio.
Por 3 anos morou fora do país, com sua família.
Ao retornar ao Brasil, estreou na RedeTV! o “Sábado Total”, um programa com duração de 4 horas, ao vivo.
Na Globo, mais uma vez, Gilberto Barros interpreta a si mesmo e participa da Novela das 7 - Pega Pega.
Em 2015 O apresentador Gilberto Barros trouxe uma inovação para o mundo da internet: A TV Leão
A reestruturação da comunicação dentro e fora internet trouxe consigo novos hábitos e necessidades. É neste novo mundo que a TV Leão chega, e deixa sua marca na vida dos internautas e telespectadores. Um único acesso, utilizando todos os meios sociais e smarts, com dezenas de canais, assuntos variados, todos à sua escolha.
Uma plataforma, para levar notícias, divulgar informações e oferecer entretenimento para a sua casa e toda sua família. São 24 horas de programação com conteúdos variados, informação, dicas, prestação de serviços e claro a presença do comunicador na Rádio Leão e no Rugido do Leão, ao VIVO.